segunda-feira, 30 de maio de 2011

Tradições

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de Junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas.
Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, além dos riscos de incêndio que representam.

No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comida e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.

Já na região Sudeste é tradicional a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes.

A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse. Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, é comum as simpatias para mulheres solteiras que querem casar. No dia 13 de Junho as igrejas católicas distribuem o "pãozinho de Santo Antônio". Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta de comida. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário